Notícias

Beleza e envelhecimento

Uma maior conscientização sobre hábitos saudáveis e uma série de recursos disponibilizados pela indústria da beleza estenderam os limites da batalha contra o envelhecimento para muito além do que se poderia imaginar, há algumas décadas. O resultado é este: inúmeras mulheres chegam, hoje, ao limiar dos 50 e ultrapassam fácil essa idade mostrando que para elas o tempo tem sido mais que generoso: elas adentram a maturidade em ótima forma e continuam sendo referência em padrão de beleza.

Um corpo saudável traz tranquilidade e longevidade. Mas para isso é preciso ter hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, visitas periódicas ao médico, higiene adequada, descanso, além de se afastar do fumo, do estresse, do álcool e das drogas.

Um fator determinante para tanto benefício que se destaca bastante, é a prática regular de atividade física. O exercício é considerado desencadeador de um verdadeiro círculo virtuoso: melhora o sono, a qualidade da pele, evita depressão, combate a obesidade, controle o nível de colesterol e da pressão arterial, mantém o corpo flexível e melhora a energia para a realização de atividades do dia a dia, além de evitar o isolamento. 

A partir de certa idade entramos numa fase de perdas fisiológicas. Perdemos aos poucos a massa muscular e a densidade óssea. Com a diminuição da massa muscular, o corpo, agora mais inativo, e com gasto calórico basal reduzido, tem mais condições de preencher braços, tronco, quadril, coxas e pernas de gordura. Para diminuir a perda fisiológica da musculatura, os exercícios de força, como a musculação, são os mais indicados, mas para diminuir a flacidez é preciso também uma dieta reduzida de carboidratos e gorduras.

Daniel Teixeira Daniel Teixeira, Coordenador Geral da Prime Fit